sábado, 7 de fevereiro de 2009

piódão, a aldeia de chocolate

Nestas mini-férias fomos até Piódão. Uma aldeia no meio de nenhures, em plena Serra do Açor mas cheia de beleza para apreciar e fotografar.

O dia estava chuvoso e já estávamos cansados de tantas curvas no meio da serra. Primeiro o forte nevão na Serra da Estrela com visão a um palmo e depois o mau estado das estradas. Mas o Ricardo queria mesmo mostrar-me esta aldeia. Lá fomos. Com a ajuda do GPS que a maior parte do tempo não ajuda nada lá fomos seguindo as indicações das placas castanhas que indicavam Piódão.

A curiosidade levantou-se aqui. Porque será que a placa era castanha e não branca, como todas as outras? Pois é. Piódão é "Aldeia Histórica, classificada como Imóvel de Interesse Público" logo, a placa da cor que revela a existência de um monumento histórico lá estava, orgulhosamente no meio de tantas outras que até custa a pronunciar os nomes.

Piódão pertence a Arganil e tem pouco mais de 200 habitantes. A maior característica desta aldeia são as casas com paredes de xisto, o tecto coberto com lages e as portas e janelas de madeira pintada de azul. Logo à entrada da aldeia está a Igreja Matriz, pintada de um branco que ofusca como a neve que tínhamos deixado para trás na Torre. Para além dessa, há ainda outra pequena capela também ela pintada de branco. Pelas minhas contas, só vi mais 4 ou 5 casas pintadas de branco. Não perguntei mas se calhar até pertenciam aos padres da aldeia. Quem sabe. Se bem que 5 padres parecem-me demasiado... Tudo o resto é castanho, a fazer lembrar uma aldeia de chocolate.

Nos anos 80, Piódão recebeu o galo de prata, condecoração atribuída à aldeia mais típica de Portugal.



Orgulho-me de já ter visitado 2 das aldeias mais típicas de Portugal. Primeiro Monsanto e agora Piódão. Vamos voltar no Verão, com certeza. Há muita perna para bater naquela serra.

7 comentários:

nuno brolock disse...

Também já visitei as 2!!!

ps- sabias que a estória de Hansel e Gretel passa-se no Piódão? :)

Cláudia L. disse...

Como não me lembro dessa história andei a ler umas coisas e percebi a associação. Bem lembrado!

Quando resolverem passar a fantasia para filme já sabemos onde serão as filmagens da casinha de chocolate da bruxa má. No caso não será Hansel e Gretel mas João e Maria. :)

Anónimo disse...

Hello! Essas aldeias têm algo que faz a imaginação voar... a Piodão ainda não fui, em Monsanto estive contigo :) Recomendo-te vivamente a Aldeia da Pena! Tem pouquissimos habitantes (acho que não chega aos 10), e para lá chegares tens de descer do alto da serra por uma estradinha sem protecção lateral nem espaço para passarem dois carros. É deliciosa!

Para quando a "mostragem" das fotos das v/ férias e da passagem de ano?

Beijos!
Dani

Ricardo Batista disse...

Ficou tão mais giro, este blogue. :)

macAstro disse...

ou Ricardo e Cláudia lol

boas fotos ;)

Ricardo Batista disse...

As fotos são minhas, são minhas!

Mas podem ser nossas. :)

Cláudia L. disse...

Olá macAstro. Bem-vindo aqui ao espaço! As fotos são da autoria do Ricardo. Eu não tenho grande visão para a coisa.

Pois é Dani, em Monsanto temos umas fotos bem giras. A mostragem terá que ser para breve! :)