sexta-feira, 24 de maio de 2013

dieta 5:2


São quase todas as dietas em que não acredito. Durante a minha vida, apenas segui uma dieta - Dieta 10, onde realmente perdi peso - 7 Kg em 4 meses, corria o ano de 2009. Implicava ir ao Celeiro todas as semanas, onde me encontrava com uma nutricionista que me pesava, media e mandava comer de uma certa forma. Fiquei quase 2 meses sem tocar em arroz, massa e batata e o pão sabia a comida de periquito. Manteiga nem cheirá-la e doces à distância do continente asiático. Juntamente com esta restrição, bebia drenafast todos os dias e ainda tomava umas ampolas fat burner. Na altura não fazia qualquer tipo de exercício físico. Perdi os quilos que queria. Passados 4 anos, os quilos a mais estão cá todos com a agravante de, com o avançar da idade, cada quilo precisar do triplo do esforço para se ir embora. 

É aqui que surge um aprofundar de um tema que sempre defendi, o jejum. Nunca fui grande defensora do «comer pouco e várias vezes ao longo do dia». De todos os artigos que li, todas falam bem do jejum e, em especial, do tipo de jejum que esta dieta 5:2 defende - o jejum periódico, ou seja, 2 dias de jejum [não total] e 5 dias de alimentação normal. Estou a ler o livro com atenção para perceber o fundamento, as razões, as limitações e os benefícios. Hoje em dia, a minha atividade física aumentou e como tal não quero surpresas. Há músculo a manter, resistência a aumentar e força a ser trabalhada, por isso não posso facilitar. Quero perder peso para me poupar os joelhos durante as corridas e aumentar a velocidade.

Estou, como não estava há muito tempo, entusiasmada para seguir um novo plano alimentar. É algo em que realmente acredito. 

Se quiserem ler mais coisas sobre o livro, façam-no aqui. Entretanto, eu vou falando mais sobre o tema, receitas e evolução aqui no estaminé. Como em tudo na vida, começo 2.ª feira. Tenho o fim de semana para ler o livro. :)

2 comentários:

Pedro disse...

O Jejum é a verdadeira refeição low cost! :)

Boa sorte!

P.

Joana disse...

A dieta do 31 dias resulta muito bem e não tens assim tantas restrições. Comecei com 62 kg no fim de março e neste momento estou com 56,6 kg, pesados hoje! E já como hidratos de carbono ao almoço e pequeno almoço. E há o dia da asneira que dá motivação para mais uma semana! :) Já estou mais que habituada à dieta e já nem acho que faça dieta... Reeduquei-me na minha forma de comer.